segunda-feira, 23 de março de 2015

2015 promete...

    E lá vamos nós para mais um semestre!

    Se o mês de março está chegando ao fim, as tarefas acadêmicas só estão começando. Quero dizer, ainda que esteja matriculada "apenas" em seis disciplinas estas irão me proporcionar muito até o longínquo mês de julho. Coloquei a palavra apenas entre aspas porque, em termos de UFRGS e de curso de Letras (leituras, leituras, leituras) menos quase sempre significa mais.

    Neste semestre, consegui vaga em disciplinas de vários semestres diferentes. Tem do 7º, 8º e 9º. Isso porque, devido às alterações que foram feitas no currículo do bacharelado, meu esquema de matrícula ficou uma bagunça. Meu e de muitos colegas! Isso significa que a cada matrícula vivemos uma verdadeira novela. Primeiro, pegamos as disciplinas do próprio semestre em que estamos; ou, então, a disciplina equivalente que substituiu alguma que foi extinta pela mudança. Então, começam os problemas: pode dar colisão de horários, pode ser uma cadeira que tenha pré-requisito, pode não ter vaga. E aí são e-mails e ligações para a COMGRAD*, abertura de processo no DECORDI**. Tudo isso com a chance de não ter sua solicitação atendida. 

    Não sei dizer se sempre tive muita sorte ou se foi devido a minha persistência (também conhecida como insistência ou chatice), mas meus pedidos de matrícula sempre foram atendidos. Abaixo, está a diversão dos próximos meses:

 
    Se por um lado estou adiantando disciplinas de semestres posteriores ao que me encontro, por outro há 3 disciplinas de semestres anteriores que preciso cursar o mais breve possível. Enfim, estou fazendo o que posso, com o jogo de cintura que todo estudante de "Úrguis" deve ter. Sim, porque aqui se o aluno não corre atrás se perde mesmo. Em tudo, não só nas disciplinas.

    Por enquanto, era o que eu tinha para o momento. Agora, o negócio é procurar se concentrar, focar no objetivo e estudar muito. Ou seja, o esquema de todos os semestres. Só mudam as disciplinas, o ritmo é que permanece o mesmo: pouco tempo para muito trabalho! Vida acadêmica, né?! ;)

    Até o próximo post!

* COMGRAD - Comissão de Graduação
** DECORDI - Departamento de Controle de Registros Discentes

Nenhum comentário:

Postar um comentário