Depois da finaleira de ano, aulas, provas, trabalhos e afins, férias! Tempo de descansar, recarregar as baterias para o novo ano que começa e que será muito movimentado. E também de se livrar de coisas que não servem mais, organizar a cabeça e os armários para tudo de novo que virá do curso de Letras em 2012. E, claro, lembrar dos ótimos resultados obtidos em 2011, projetando igual desempenho para o próximo semestre.
Nessa onda de good feelings é que quero falar hoje sobre a disciplina que faltou comentar aqui no blog: Fundamentos Históricos da Literatura Anglo Americana. Tive que esperar acabar o semestre, o ano, dar uma acalmada na mente para só depois falar sobre isto. Porque foi a disciplina mais surreal que cursei até agora...
Conforme eu já havia mencionado no início do semestre, a disciplina foi dividida em duas partes, com professores diferentes. E, nas duas partes, achei que eu ia ter sérias dificuldades no decorrer das aulas. Explico:
FHLAA é uma cadeira eletiva. No primeiro dia de aula, percebi que a maioria dos alunos, senão todos, já estava no final do curso - 7º ou 8º semestre. Ou seja, inglês super afiado, conversando e debatendo nesse idioma. Por causa disso, as tarefas de aula eram todas desenvolvidas em inglês. Isso me preocupou bastante, fazia tempo que eu não exercitava o idioma em escrita ou leitura, quanto mais em ouvir e falar. Tive que correr atrás para compensar. E já adianto que todo o esforço valeu a pena.
A primeira metade do semestre foi desenvolvida a partir da série Downton Abbey, para nos situar dentro da cultura inglesa e acontecimentos históricos e sociais do final do século XIX e início do XX. Tenho que ser sincera: achei que a série ia ser muito chata, tediosa e tal. Porém, bastou assistir a apenas um episódio para ver que eu estava enganada. Downton Abbey é muito bacana, o enredo prende o espectador, os personagens mexem com a gente através de em elenco afinado e competente. Com isso, o objetivo das aulas, que era nos contextualizar dentro da realidade de uma família na sociedade inglesa, foi atingido de maneira plena e agradável... Gostei tanto da série que, totalmente fominha, baixei todos os episódios e não consegui assistir no mesmo ritmo em que eram exibidos em aula, vi todos quase de vez. E ainda baixei e assisti a segunda temporada, tão interessante quanto a primeira.
Parte do elenco de Downton Abbey (faltam alguns integrantes da criadagem) |
A segunda parte do semestre não foi mais fácil nem menos bacana ou surpreendente. Tivemos aula com um professor nativo do País de Gales. E, claro, todas as aulas em inglês. Lembro, divertida, que demorava uns 10 a 15 minutos para o ouvido “entrar no ritmo”, mas depois fluía bem. Houve palavras que perdi, sim, piadas que não entendi (mas, ri junto com a turma...ahah!). O saldo final, no entanto, foi muito positivo: me senti muito à vontade nas aulas, captei bem o conteúdo, treinei o idioma e aprendi muita coisa de um país do qual sabia pouquíssimo.
Mapas do belo País de Gales (ou Wales) - terra antiga de batalhas, castelos, mitos e lendas |
O time de professores merecia um post à parte. O mais importante a dizer é: quem já fez esta cadeira vai concordar que são profissionais que nasceram para ensinar, pacientes, atenciosos, divertidos e que despertaram uma sincronia e empatia perfeita com a turma. E, quem vai cursar, se tiver sorte de ter estes professores, certamente vai terminar o semestre com as mesmas impressões que eu descrevi ao longo deste post.
Em resumo: apesar dos sustos no início, de um certo medinho de não acompanhar e do trabalho e esforço demandados, é uma disciplina eletiva que fui muito feliz em cursar. Ainda mais quando, no final do semestre, vi um A no meu "boletim". Recomendo!
*** Para saber mais:
Downton Abbey: http://www.pbs.org/wgbh/masterpiece/downtonabbey/
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