segunda-feira, 4 de março de 2013

Impressões de final de semestre - 2012/02

    Então, eu estava devendo a postagem que versa sobre as disciplinas e seus professores em mais um semestre que se foi. E hoje consegui finalmente escrever sobre este assunto. Considero esta postagem a mais importante e mais tradicional do blog. Isto porque o assunto principal é a vida acadêmica como estudante de Letras na UFRGS e penso que, a partir destas impressões, os futuros e atuais estudantes podem ter uma ideia das disciplinas e dos professores também. E, claro, discordar, acrescentar, comentar, etc...


Estudos Linguísticos I - professor Luiz Carlos Schwindt


    Sabem aquela máxima que diz que nem sempre a gente deve se orientar pelas opiniões dos outros? Pois esta disciplina e este professor foram as provas de que isto é mesmo verdade. Eu só havia escutado opiniões negativas. Não desmereço estas opiniões, afinal, cada um tem sua própria experiência e impressão a respeito de algo. Sempre haverá aquele professor que é amado por vários e detestado por alguns poucos (e com suas razões). Mas, enfim, eu havia tentado matrícula em outra turma e não consegui. Decidi não insistir no ajuste e fazer com o profe Schwindt mesmo, apesar de ouvir ínumeros apelos e frases do tipo "tu é louca!", "ele é do mal!", etc. O que eu posso dizer? Valeu cada dia de aula! Ele sabe demais sobre a matéria, dá para perceber que é um apaixonado pelo que faz e vai além daquilo que está no cronograma. O porém que faço é quanto à algumas "bronquinhas" no início da aula. Mas, segundo o próprio professor, eram bem direcionadas. Mesmo assim, acho desnecessário, enfim...

Inglês II - professoras Eda e Daniela


    Como ocorreu em Inglês I, o semestre iniciou meio bagunçado para quem optou por esta turma. Nossa primeira professora estava em férias, então as aulas iniciaram mais tarde. Depois, a mesma aposentou-se. Vínhamos num ritmo mais lento, mais tranquilo, mesmo. Não vou falar mal da Eda porque eu até que curtia o jeito dela (certo, sou mais calminha e prefiro professores assim). Depois, assumiu a Daniela, com quem eu já havia tido aula. Aí o bicho pegou, porque a Dani é aquela profe super dinâmica, ligada em 220...rsrs... que é acessível mas bem exigente. Gosto dela, acho que o ritmo das aulas me obriga a correr atrás. A única ressalva que faço são os textos sobre Linguística e aprendizagem de língua estrangeira que, além de serem numerosos, considero muito avançados para um nível II de Inglês.

Literatura Brasileira B - professor Luís Augusto Fischer


    A melhor disciplina do semestre, sem dúvida. Desde antes de cursar Letras eu já conhecia o Fischer (não pessoalmente, mas de livros, TV...) e quando iniciei o curso não via a hora de ter aula com ele. Bom, eu já gosto de Literatura, então facilita muito prá mim. E quando o professor, além de competente é uma pessoa querida, tudo fica muito melhor. Até ouvi alguns comentários desfavoráveis, mas nesse caso - pelo menos para mim - quem reclamou é porque não estava a fim. É aquela coisa: veio na maioria das aulas, PARTICIPOU (que o professor deixou bem claro que iria considerar muito isto), fez os trabalhos com capricho, foi bem. Acho que todos que cursam Letras devem ter aula com o Fischer, é praticamente obrigatório. Recomendo demais!

Norma Culta da Língua Portuguesa - professora Magali


    Relação de amor e ódio, tanto com a disciplina quanto com a profe. Brincadeira, a Magali é demais: irreverente, engraçada, promove altos debates sobre língua e considera muito a participação dos alunos. A matéria é bacana e os textos, em geral, são interessantes. Fizemos um trabalho muito legal sobre as gramáticas de língua portuguesa que valeu pelo semestre todo. Outro detalhe que ela cobra muito é a questão do horário: tem que chegar às 7:45, senão leva falta. Como eu moro longe do Vale e tenho imensas dificuldades para acordar quase reprovei por excesso de faltas. Mea culpa! Mas passei com A! :P

Me identifiquei...
     Com estas disciplinas, fechei o segundo semestre. Agora é concentração para o início do terceiro que já está pertinho e - como sempre tem sido - promete exigir muito estudo e dedicação! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário