Leitura e Produção Textual: você realmente sabe escrever?
Revendo nossos conceitos sobre o que é um texto interessante
Leitura e Produção Textual, disciplina obrigatória do currículo do primeiro semestre do curso de Letras, faz com que o aluno reveja o que sabe sobre escrever um texto. Para usar uma palavra da moda, digo que ela desconstroi o que aprendemos sobre escrever para que possamos reconstruir o conhecimento sobre bases mais fortes.
Mais do que utilizar uma fórmula aprendida no Ensino Médio, é preciso despertar o interesse do leitor, suscitar nele a vontade de saber como a estória continua, instiga-lo a terminar de ler o texto. Focados nesse objetivo, munidos com uma bibliografia de apoio e sob a orientação de uma professora tão exigente quanto competente, percorremos o semestre buscando aperfeiçoar nossos métodos de escrita.
A dinâmica de trabalho consiste em, semanalmente, receber uma proposta de texto para escrever, desde uma resposta a um post de blog, passando por uma apresentação pessoal, um relato do cotidiano, uma resenha, entre outros. A partir disso, fazemos a leitura de nossos textos em sala de aula e após discutimos estes textos. Estas discussões têm como objetivo apontar se cumprimos com a proposta e correspondemos aos importantes requisitos do texto de apoio: concretude, objetividade, unidade temática e questionamento. Num primeiro momento, pode parecer constrangedor ter que se expor diante dos colegas e da professora, lendo um texto que não se tem certeza de atender aos requisitos mencionados acima. Mas, ocorre totalmente ao contrário: essa dinâmica, além de proporcionar a troca de idéias e aproximação entre os colegas, torna possível identificar falhas ou lacunas existentes na produção, para posterior reescrita dos textos.
O mais interessante, porém, é que a evolução da escrita não se detem somente na produção das tarefas. Estou aprendendo a identificar também em textos de jornais, revistas e outros, problemas que antes passavam despercebidos. Isto prova que o aprendizado em Leitura e Produção Textual se estende além da sala de aula: continuará nos próximos semestres e, certamente, na vida fora da faculdade. Uma disciplina que atinge esse objetivo cumpre plenamente com seu papel na vida do graduando.
*** O texto acima é de minha autoria e foi uma das tarefas que fiz na disciplina de LPT.
*** O texto acima é de minha autoria e foi uma das tarefas que fiz na disciplina de LPT.
Nenhum comentário:
Postar um comentário