sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Leituras Orientadas II - Impressões de final de semestre

    Eu adoro ler. Mas, mesmo apreciando demais os livros e tendo um ritmo de leitura muito bom, não foi fácil dar conta das obras recomendadas na disciplina de Leituras Orientadas II. Algumas até já havia lido, mas o olhar que eu tive para estes livros neste semestre foi bem diferente. Tive a oportunidade de ir a fundo, pensar muito mais, de ver através do texto,  perceber o escritor, suas idéias, sua vida e história.  Com outros livros tive o meu primeiro contato, alguns para querer conhecer mais, outros para dar um tempo e, quem sabe, um dia ler de novo...

    Não irei em um único e simples post falar de cada um dos livros, até porque seria muita pretensão. A complexidade destes é grande e quase não bastaram os três períodos de aula por semana para discuti-los. Minha intenção aqui é registrar um pouquinho da impressão que alguns destes livros deixaram em mim.

Edgar Allan Poe, sombrio, e seus "Gato preto" e "O corvo"





Flaubert com seu "Madame Bovary" , Kafka com "A metamorfose" e Poe já faziam parte das minhas experiências literárias. Foi bacana reler e poder analisar sob outra perspectiva cada um destes autores.





Especialmente difícil foi ler "No caminho de Swann" que faz parte da obra "Em busca do tempo perdido" de Marcel Proust. Fizemos um seminário sobre este livro, o que facilitou a compreensão e possibilitou uma troca de idéias bem produtiva. Destaque para a tradução do nosso saudoso Mário Quintana.



 


Livros que fizeram pensar muito, sem dúvida, foram "O capote" de Gogól e "Memórias do Subsolo" de Dostoiévski. Deste último, temos aqui em casa "Crime e Castigo" que pretendo ler nestas férias. Confesso que o "homem do subsolo" ainda me intriga e provoca todos os dias...



Borges e o companheiro ideal de um escritor, o gato!






Leituras instigantes foram "Morte em Veneza" de Thomas Mann e os contos de Jorge Luis Borges: "O Aleph", "A intrusa" e "Pierre Menard, autor de Quixote". Por sinal, me deu uma saudade de passear de novo pelas ruas "européias" e boêmias de  Buenos Aires...











Para fechar com chave de ouro, cito "Homem comum" de Philip Roth e "O jardim de cimento" de Ian McEwan. Livros com uma temática atemporal, mas aplicável como nunca aos tempos atuais. Isolamento, finitude humana... Temas densos, descritos em estórias interessantes e escritos com maestria.




Semestre que vem, devo cursar Leituras Orientadas I. 
Que seja tão bacana quanto LO II!

Nenhum comentário:

Postar um comentário