quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Yanni em Porto Alegre

    
     O ano de 2012 se revelou muito especial pois foi quando realizamos um sonho: assistir, ao vivo, a um show do músico e compositor grego Yanni.

    Nunca poderia imaginar que ele pisaria em solo brasileiro quanto mais em Porto Alegre, já que muitos só se apresentam em POA quando estão em fim de carreira.

    Conheci a obra de Yanni através do Alexandre, que possuía (possui) dois DVD´s e um CD do músico. Um destes DVD´s - Tribute - eu nem sei dizer quantas vezes assistimos. É um show magnífico, gravado na Cidade Proibida em Pequim na China e também junto ao Taj Mahal, na Índia. Cenário espetacular, músicas belíssimas e uma equipe de músicos competentes e totalmente sintonizados entre si fazem deste show um dos mais belos e emocionantes já realizados. Imaginem para quem estava lá, assistindo pessoalmente?!

    Em DVD, assistimos a outros shows - todos em grande estilo - no Royal Albert Hall (Londres), Acrópole (Grécia) e também um show moderno e empolgante, cheio de recursos técnicos, gravado em 2006 no Mandalay Bay Events Center, em Las Vegas.

    Por essas e outras, jamais imaginávamos que veríamos Yanni e orquestra.

Preciosidades que não emprestamos...rs!
    Em 2010, o músico fez shows em São Paulo e Rio de Janeiro. Infelizmente, devido à distância e ao alto custo dos ingressos, não teve como irmos. Confesso que fiquei até meio deprimida por isso, afinal, na minha cabeça, Yanni se apresentaria somente nessas cidades e apenas desta vez. Nunca foi tão bom estar completamente enganada...

    Pois em 2012, o Brasil foi novamente incluído na turnê mundial. São Paulo e Rio de Janeiro mais uma vez contemplados. E então... Tcharam! Outras cidades também foram confirmadas para apresentações, dentre elas, nossa capital gaúcha! Desta vez, tudo conspirou para que pudéssemos estar lá e VIP´s, pois decidimos nos "dar de presente" ingressos nos melhores lugares do show. Queríamos ver Yanni bem de pertinho!

    Mas, que tipo de música faz Yanni?

    Embora muitos o classifiquem de compositor New Age, esse rótulo não condiz com o que ele apresenta. Eu diria que Yanni é um compositor de música instrumental, com orquestra, vozes e recursos sonoros e visuais. Nas suas composições, temos o piano clássico e outros instrumentos da orquestra tradicional, como violinos, oboé, trompas, violoncelo... Mas, muitos outros instrumentos, como a harpa, trompete, dulcimer, bateria e, inclusive étnicos, como o didgeridoo aborígene australiano e o armenian duduk. Sem falar nas vocalistas incríveis e suas vozes poderosas! Quanto aos shows, não é algo "pirotécnico e apoteótico" como um Jean Michel-Jarre, mas bastante impressionante, já que traz efeitos visuais e qualidade de som notável.

    Na verdade, não há como descrever. Mas, posso afirmar: todos deveriam conhecer a música desse cara. É algo que te eleva, te faz pensar que o ser humano tem uma capacidade maravilhosa de fazer coisas belas e úteis através da arte. A título de exemplo, deixo aqui três vídeos como uma pequena amostra do trabalho de Yanni:

Within Attraction (DVD Yanni Live at the Acropolis - 1994)



For All Seasons (DVD Yanni Live! The Concert Event - 2006)



Truth of Touch (DVD Live at El Morro - 2011)



    O show

    Sabe aquele acontecimento tão especial que a gente prefere nem falar/escrever? Fiquei tão encantada com a apresentação em 2012 que sequer escrevi um post sobre isso para o blog. Parecia mentira, um sonho, algo que não iria se repetir...

    
    Foi um show mais adaptado a uma turnê mundial mas nem por isso menos magnífico. A qualidade da música já conhecíamos e pudemos comprovar ao vivo a qualidade dos recursos técnicos. Tudo organizado, no horário e com quase duas horas mágicas em que tudo o que a gente queria era que não acabasse nunca...rs! Vimos Ming Freeman e seus teclados, Charlie Adams arrasando na bateria, Alexander Zhiroff no violoncelo, Samvel Yervinyan virtuosístico no violino, Victor Espinola e sua harpa. Claro que teve aquele momento em que Yanni fala com a plateia. E não resistimos: levantamos e dançamos ao som de Niki Nana, cantado pelas belíssimas Lauren Jelencovich e Lisa Lavie.

    
    O único detalhe ficou por conta do público que achei meio frio. Não sei, talvez por ser majoritariamente composto por pessoas mais velhas, estas achassem que era um show para ser curtido no estilo música clássica, todo mundo sentadinho, bem comportado. Na minha opinião, Yanni tem momentos diversos em seu show: aqueles em que a música é mais sentimento, como End of August e Until the last moment mas também músicas vibrantes em que a pessoa pode, sim, e deve levantar, bater palmas, etc.

    Eu gritei ("Charliiieee!"...rs!), dancei, ri, chorei e, claro, fotografei muuuuuito! Enfim, fizemos valer a pena! 

    O retorno

    E eis que em 2014 Yanni volta a Porto Alegre. Dia 25/03, estará no Teatro do SESI, trazendo todo o encanto e talento tão característicos de sua obra. E nós, mais uma vez, estaremos lá para prestigiar esse músico excepcional. Que seja tão emocionante como da primeira vez. Os ingressos já estão na mão! ;)

Um comentário:

  1. Olá Michele vim retribuir a sua visita em meu blog e responder a sua pergunta.
    fico muito feliz que gostou das minhas fotos.
    a curva da minha lente é a padrão e sem grau.
    espero ter ajudado.
    bjs
    www.olhinhosdacaju.com

    ResponderExcluir