quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Paralelos, profecias e o mais que segue

    Hoje, faz exatamente um mês que recomeçaram minhas aulas na UFRGS e que eu iniciei no curso de Bacharelado em Letras - Tradutor em Português e  Inglês. Vida acadêmica totalmente nova, repleta de descobertas, muitas leituras (muitas mesmo!), novos colegas e professores, novo local de aulas (o distante e glacial campus do Vale), novo ritmo de trabalho e estudo, enfim, muitas novidades!

    Quero, então, fazer um balanço de tudo isso, falar sobre cada disciplina, contar um pouco do que aconteceu e relatar minhas impressões gerais até o momento.

    Em primeiríssimo lugar, afirmo com toda a certeza: estou ADORANDO meu novo curso. Letras está superando minhas expectativas e fazendo com que eu sinta um prazer muito grande em ir às aulas, participar, fazer as tarefas e tudo o mais. É impressionante e muito satisfatória a sensação de ver a turma toda concentrada, focada nas aulas, participando de forma educada, inteligente, sem conversas paralelas e desnecessárias (que só atrapalham quem quer prestar atenção e aprender). É muito bacana reler autores conhecidos e, melhor ainda, entrar em contato com obras de autores de quem eu já havia ouvido falar, mas nunca tivera a oportunidade de ler.

    Vamos a um breve relato de cada disciplina:

    Fundamentos históricos da literatura anglo-americana:

    De longe, a melhor que tive até o momento. Os melhores professores e os assuntos mais interessantes. É que a temática da cadeira não é simplesmente literatura, mas também cultura. A proposta da professora está sendo plenamente cumprida: estamos, mesmo, vivendo em uma casa inglesa do início do século XX, acompanhando o dia-a-dia da família, as relações com e entre os empregados, os costumes e a tecnologia da época.

    Leituras orientadas II:

    Nesta disciplina, estou tendo a oportunidade de lançar um novo olhar para livros que já havia lido, de interpretá-los, de conhecer melhor o autor e suas intenções ao escrever determinado livro, conto ou poema. O mais interessante, no entanto, é poder conhecer outros autores e livros e, claro, debatê-los em sala de aula.

    Leitura e produção textual:

    Apesar das aulas presenciais terem iniciado dia 06/09, já vínhamos fazendo tarefas à distância. Minha impressão desta disciplina reafirmou a opinião de que escrever é uma coisa, mas escrever bem e com coerência é outra, muito mais complexa. Gostei bastante da primeira aula presencial e vi que vamos trabalhar e aprender muito até o fim do semestre.

    As ideias críticas na literatura brasileira

    Como não tivemos aulas ainda – por falta de professor – não posso opinar sobre esta disciplina. Mas, posso opinar sobre o problema: se não havia professor e o mesmo não foi contratado em tempo hábil, por que oferecer a cadeira? Ainda mais sendo eletiva. Sinceramente, espero que tenhamos aulas e que estas sejam produtivas.

    Não posso deixar de registrar também algo muito importante: o quanto essa mudança tem me feito bem. E não só em nível de faculdade, está refletindo em todos os aspectos da minha vida. Sinto em mim a volta da velha energia criativa, da vontade de fazer coisas e um brilho que certamente está visível no meu olhar. Como é bom estar no lugar certo nessa vida!

    Que o restante do semestre transcorra bem e que possamos aprender muito nos próximos meses!

    Observação: o título deste post não é de minha autoria e sim, do livro “Saga” do nosso Érico Veríssimo, escritor que teve um papel fundamental na minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário